expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dica de Livro...Fera de Macabu

 Olá, florezinhas, tudo bem?
 Hoje a Dica de Livro que dou é um livro que conta um dos maiores erros judiciários ocorridos no Brasil (pra falar a verdade, ocorridos nos arredores de Campos dos Goytacazes.).
 O que eu acho legal nesse livro é que ele conta uma história real que aconteceu aqui na nossa região  no século XIX. Só para relembrar, nessa época o território de Campos era composto pelo que hoje é o Norte e Noroeste Fluminense(Campos era muito grande!) e que, com o passar do tempo, o território de Campos foi diminuindo já que vários municípios foram sendo criados.
 Antes de ler, fique sabendo que vou fazer um resumo do livro. Se não quiser saber o final do livro, pare a leitura na metade e passe para a última parte do post (pule a que está em itálico!). [[;)]]


 Esse livro conta a história de um fazendeiro muito rico (Manoel da Motta Coqueiro) que foi acusado de ter matado uma família de colonos que vivia  em suas terras, próximo a Macabu.
 Manoel era casado com Úrsula das Virgens e era proprietário de uma grande extensão de terras aqui na região, possuía muitos escravos, empregados e meeiros,
 Um belo dia ele conheceu a filha (Francisca) de um dos colonos (Francisco Benedito) de suas terras e se encantou por ela. Eles acabaram tendo um caso e ela engravidou. Seu pai (Francisco) descobriu que eles tinham tido um caso e começou a chantageá-lo. 
 Uma noite, Francisco e sua família foram mortos. Todas as provas apontavam para Manoel, mesmo que as roupas ensaguentadas foram encontradas na senzala onde Balbuina vivia. 
 O depoimento de Balbuina (escrava de Manoel) foi uma das provas mais importantes para que Manoel fosse condenado.
 Ele passou por dois julgamentos e chegou a pedir clemência ao imperador D. Pedro II, mas esse negou. A imprensa acompanhou toda a investigação fazendo um estardalhaço e apelidou Manoel como A Fera de Macabu.
 Bom, mesmo não tendo provas concretas de que Manoel tivesse sido o mandante do crime, ele foi condenado a morte e enforcado em 1855. 
 Após saber que o Manoel era inocente, D. Pedro II se sentiu muito culpado e começou a ter mais clemência com os condenados e salvá-los da pena de morte. Com o passar dos anos, mais e mais pessoas receberam a graça e eram condenados a prisão perpétua. Até que um dia, a pena de morte no Brasil foi extinta.

 Acho esse livro muito bom. Além da história ser muito bem contada, ele nos mostra como a pena e morte pode ser injusta. Ainda mais no Brasil, que o dinheiro muitas vezes manda. Imagine quantos inocentes seriam mortos, pelo fato de ser "interessante" para ricos e influentes na política. Na justiça é possível fazer manobras e condenar inimigos.
 Me conta aí o que achou da história? Depois de ler o livro, me conta se acha que Manoel era inocente ou não?

 É isso, meninas. Espero que vocês tenham gostado da dica de hoje.
 Não se esqueçam de comentar e compartilhar com azamigas. rs
 Peço desculpas por não ter postado com frequência, mas às vezes, aqui em casa fica complicado (quando não é a net, é minha irmã que precisa levar o pc para a facul!).
 Beijo, beijo, beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário fofo pra mim.
Muito obrigada por sua visita! :-)
Volte sempre!
Beijo, beijo, beijo

!-- Emoticons nos comentarios by http://www.mundoblogger.com.br/ -->