expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 24 de junho de 2018

Dica Super Útil: Veganos e vegetarianos, tem diferença?

 Olá, florezinhas, tudo bem?

 O papo de hoje é mais informativo, então teremos uma Dica Super Útil.

 Vegetarianismo e veganismo tem diferença? 


 Muitas pessoas tem dúvidas sobre o vegetarianismo e veganismo e eu gostaria de tirar a dúvida mais primária quando se fala nesse assunto: tem diferença entre vegetarianos e veganos?
 Bom, eu sou ovolactovegetariana e sempre deixo isso claro, mas muitas pessoas teimam comigo dizendo que sou vegetariana e, quando eu explico que vegetarianos não comem nada de origem animal, eles me falam que quem não come nada de origem animal são os veganos e vegetarianos comem ovos e leite.
 Bom, eu não acho que todo mundo é obrigado a saber as diferenças, mas também não acho muito legal quando ficam tentando dizer que minha explicação está errada.
 Mas, acabo entendendo as dúvidas de algumas pessoas, vendo que muitas reportagens que passam na televisão acabam cometendo o mesmo erro (logo eles que passam tanta informação para as pessoas, muitas vezes parece que não pesquisam muito sobre o assunto).

Vamos lá a explicação...

 VEGETARIANISMO


 O vegetarianismo diz respeito à alimentação, somente isso.
 Existem tipos transitórios para o vegetarianismo que são:


  1. OvoLactoVegetarianos -  são pessoas que excluíram a carne vermelha (bovina e suína), o frango, o peixe e os frutos do mar de sua alimentação. Mas nem peixe? Isso, não comem nem peixe, ou camarão. Mas ainda comem ovos e derivados do leite.
  2. LactoVegetarianos - pessoas que excluíram todos os tipos de carne e os ovos de sua alimentação, mas ainda bebem e comem derivados de leite.
  3. OvoVegetarianos - pessoas que excluíram todos os tipos de carne e não bebem leite ou comem derivados do leite, mas ainda comem ovos.
 Após cortar todos os alimentos de origem animal da sua alimentação, você se torna:
  1. Vegetarianos Estritos - são pessoas que não comem e não bebem nada de origem animal (não come carne, não come ovo, não bebe leite ou iogurte, nem come mel e própolis).

 Como eu disse ali em cima, o vegetariano estrito, não se alimenta de nada de origem animal, mas ele pode usar produtos que tenham algum ingrediente de origem animal.
 Quando a pessoa não utiliza nenhum produto que tenha passado por testes em animais e que contenham algum ingrediente de origem animal, ou que tenha sido feito do animal (tipo roupas de lã e de couro), essa pessoa se torna vegana.


 VEGANISMO



 O veganismo é um estilo de vida. Digamos que a pessoa subiu um degrau¹ na "escada da preocupação"  e agora ampliou para outros setores de sua vida. Não é só a alimentação que não contém mais sofrimento animal, agora aboliu de sua vida esse sofrimento (ou, pelo menos, cortou o máximo possível o sofrimento animal de sua vida).
 Essa pessoa não vai usar nada de lã, de couro, de camurça...ou usar produtos de empresas que testem em animais ou que contenham algum ingrediente animal em sua composição.

 Acho que consegui deixar claro que o vegetarianismo diz respeito à alimentação e veganismo diz respeito à uma filosofia de vida.

 ¹ Só queria deixar claro que quando eu disse "[...]pessoa subiu um degrau¹ na escada da preocupação", não quis dizer, em hipótese alguma, que veganos são melhores que vegetarianos, NUNCA diria algo desse tipo porque sigo o preceito de que SOMOS TODOS IGUAIS e que ninguém é melhor que ninguém. Algumas pessoas se preocupam com certos assuntos e outras pessoas não, mas isso não nos faz melhor que nenhuma outra pessoa, ok?!


 Um site legal sobre o tema é o Vista-se, ele até contém o quadro abaixo onde se explica a diferença entre vegetarianos e veganos.



Diferenças entre vegetarianos e veganos
Diferenças entre vegetarianos e veganos.
Fonte: site Vista-se




























 Então, é isso. Espero que vocês tenham gostado da Dica Super Útil de hoje. Não se esqueçam de ,e contar o que acharam e se tinham alguma dúvida sobre o assunto aqui embaixo e de compartilhar com todo mundo!
 Beijo, beijo, beijo!

2 comentários:

  1. Boa noite. Interessante seu post!! Eu sempre pensei que o veganismo fosse uma parte mais fanática do vegetarianismo. Eu admiro o vegetarianismo, e quem segue, pela causa ambiental; Se eu não me engano a pecuária é uma das maiores destruidoras das nossas florestas. Sobre o veganismo e o vegano, eu acho que eles entram em contradição: eles usam shampoos e medicamentos. E mesmo que no rótulo apareça que o produto não foi testado em animais, sabemos que a formula foi testada. Pois eles não vão vender uma fórmula desconhecida para a população.
    De resto eu gostei do post.
    Visite meu blog:
    www.virulenciamental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor Hugo, tudo bem?
      Primeiro, muito obrigada pela visita!
      Segundo, obrigada pelo seu comentário e por ter mostrado sua opinião.
      Fico feliz por ter esclarecido alguma dúvida com o post e também por saber que você admira o vegetarianismo e o que ele prega. Quem sabe não teremos em breve mais um vegetariano no mundo (se vc já n for né)?
      Eu acho o vegetarianismo e veganismo lindos e sigo nessa meta.
      N acredito numa verdade absoluta e acho que cada um vive da maneira que convém e acredita ser o ceto. Se ficarmos procurando um problema, uma contradição sempre encontraremos.

      Um super beijo e volte sempre!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe um comentário fofo pra mim.
Muito obrigada por sua visita! :-)
Volte sempre!
Beijo, beijo, beijo

!-- Emoticons nos comentarios by http://www.mundoblogger.com.br/ -->